resumo filme A! inteligencia artificial
A fábrica decide que falta aos robôs uma característica essencial: eles não podem ter sentimentos. Realizam pesquisas e programam o primeiro robô que tem sentimentos, sendo até capaz de amar: um garoto-robô. Ele é dado como teste à família cujo filho está em coma, como um filho substituto.
Eles recebem o garoto-robô, que inicialmente comporta-se de uma maneira totalmente fria. Num dado momento a mulher diz uma série de palavras-chave na frente do robô, que a partir de então passa a ter a habilidade de ter sentimentos. Quando isso acontece, seu filho real retorna curado do hospital. O menino-robô se torna muito apegado à mulher e passa a chamá-la de mãe, querendo fazer tudo para conquistar o seu amor e confiança.
Com o tempo, há desentendimentos entre o garoto real e o robô, e a mulher tem que se livrar do garoto artificial. Ela o faz extremamente penalizada. O robô sente saudades da mulher. Ele está a bordo de um tipo de nave aquática que cai na cidade de Nova York; o robô entra em um tipo de estado de sonolência.
Mil anos são transcorridos. O robô desperta dentro da nave, no mesmo lugar, mas dentro do mar. Com o efeito estufa, durante esses mil anos, os oceanos cobriram grande parte das cidades. Os seres humanos desapareceram. O menino-robô "acorda", e ainda sente saudades da mulher que habituara a chamar de mãe e da qual não queria se afastar.
É recebido por pessoas muito estranhas, altas e magras, com uma aparência extraterrestre. Dizem ao robô que podem reproduzir a mulher, por apenas um dia, se ele tiver uma parte dela. Ele encontra um cabelo da