INTELIG NCIA ARTIFICIAL entrega
ANDRÉ LUIS NASCIMENTO DA SILVA JUNIOR
RESUMO
A inteligência artificial é a capacidade de máquinas – robôs, computadores – de tentar pensar da mesma forma que o homem. Esse tipo de tecnologia está cada vez mais visível em todo o planeta. O desejo do homem é criar máquinas que possam conviver em uma sociedade onde estará composta de humanos e robôs.
PALAVRAS-CHAVE Inteligência; robô; computação; artificial
1 - INTRODUÇÃO
Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. Porém, na visão de alguns filósofos, o robô com inteligência artificial nunca conseguirá e nunca deverá substituir o homem. Segundo eles, o cérebro humano é insubstituível e inigualável, além de levar em conta a questão dos robôs não possuírem qualquer tipo de sentimento. Mas será que é ético criar futuramente uma sociedade repleta de máquinas? Será que podemos conviver amigavelmente com androides sem sentimentos? Vamos ver mais à frente como o próprio homem avança cada vez mais nessa tecnologia, para que seus “criados” sejam cada vez mais iguais à ele.
2 – ROBÔ E A SOCIEDADE
2.1 - IA na vida real
Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.
2.2 - IA na ficção
Um tema bastante recorrente em histórias de ficção científica, a Inteligência Artificial está presente em livros, desenhos animados e filmes. Um autor de grande destaque nesta área é o russo Isaac Asimov, autor de histórias de sucesso como O Homem Bicentenário e Eu, Robô. Ambas receberam adaptação para o cinema. Outra história que caiu nas graças do público