Mosteiro dos jerónimos
Ana Mendes 11ºG
História
O mosteiro é o testemunho monumental da riqueza dos descobrimentos portugueses. Situado em Belém, Lisboa, perto das margens do rio Tejo, este mosteiro foi mandado construir pelo rei D.Manuel I, perto do local onde antes tinha estado uma igreja dedicada a Santa Maria de Belém, mandada edificar pelo Infante D.Henrique em meados do séc.XV. Para preservar a memória do Infante e a sua devoção a Nossa Senhora e crança em São Jerónimo, o rei fundou o Mosteiro de Santa Maria de Belém em 1496, conheçido hoje por Mosteiro dos Jerónimos.
Construção
Os primeiros trabalhos de construção do mosteiro datam o ano de 1501. A obra foi entregue a Boicata, arquiteto que a dirigiu até 1516. Os seus projetos podemos salientar o estilo manuelino com uma decoração emblematica constituida por esferas armilares e simbolos realistas e naturalistas, como cordas, cabos, troncos e raíses.
A partir de 1517 a obra é entao dirigida pelo arquiteto João Castilho que desenvolve um projeto que varia entre o estilo gótico final e traços iniciais do estilo renascentista. O Mosteiro foi construido em cálcario de lioz e tem uma fachada de mais de 300 metros que obedece ao princípio de horizontalidade que lhe dá aspeto calmo e repousante.. O projeto foi concluido no reinado de João III, que realizou novas obras e que acrescentou um estilo mais clássico.
O terramoto de 1755 e o Mosteiro
Apesar de ter causado tanta destruição, o terramoto de 1755 de Lisboa, não danificou o Mosteiro. Este pode ter resistido por ter sido construido nos bancos de areia do rio Tejo. Apenas a parte conventual dos dormitorios ficou seriamente danificada, sendo então reconstruida em 1884, com estilo neo-manuelista.
Características
O mosteiro é constituido por varios tesouros artísticos, como a porta sul, que foi obra do arquiteto João de Castilho, com recorte rendilhado do estilo mauelino e escultura renascentista. A sua muito escultorica porta principal,