Analise semiotica da capa da revista veja
Ana Paula Luciano Hemkemeier
Resumo
Este artigo visa analisar a capa da revista veja O custo da saúde. O estudo fundamenta-se na semiótica de Pierce. Busca-se identificar os ícones, índices e símbolos presentes na segunda tricotomia de Peirce na qual faz relação com o objeto.
Palavras chaves: Semiótica, Ícone. Índice. Símbolo
INTRODUÇÃO
Analisar um objeto visual destinado à comunicação requer a disposição para entender os signos que expressam a intenção do criador e o que este visa atingir com a representação que se destina ao público-alvo. Precisamos “ler os signos com a mesma naturalidade com que respiramos, com a mesma prontidão que reagimos ao perigo e com a mesma profundidade que meditamos”. (SANTAELLA, 2000 p. 11).
Para Décio Pignatari, entre as principais finalidades da Semiótica ou Teoria Mas, afinal, para que serve a Semiótica? Serve para estabelecer as ligações entre um código e outro código, entre uma linguagem e outra linguagem. Serve para ler o mundo não-verbal: “ler” um quadro, “ler” uma dança, “ler” um filme – e para ensinar a ler o mundo verbal em ligação com o mundo icônico ou não-verbal. A arte é o oriente dos signos; quem não compreende o mundo icônico e indicial não compreende o Oriente, não compreende mais claramente por que a arte pode, eventualmente, ser um discurso do poder, mas nunca um discurso para o poder. (...) A Semiótica acaba de uma vez por todas com a idéia de que as coisas só adquirem significado quando traduzidas sob a forma de palavras. (2004, p. 20).
Neste artigo será analisada apenas a segunda tricotomia de Pierce que é o signo em relação a seu objeto: O ícone, índice e símbolo.
A análise será feita na capa da revista veja “O custo da saúde” onde a imagem de capa é um homem deitado numa cama de hospital coberto com uma nota