Analise regras da vida
Regras da Vida
Belo Horizonte,
26 de setembro de 2014
Camila Franco Rothéa e Marcia Aparecida Gomes
Regras da vida
Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso de Psicologia do Centro Universitário UNA para a disciplina Ética.
Professor orientador: Francisco José Machado Viana
Belo Horizonte,
26 de setembro de 2014
Análise do filme
O filme regras da vida ( The Cider House Rules), dirigido por Lasse Hallstrom, relata em seu enredo, algumas questões que rodeiam os debates sobre o aborto.
O filme é de época, mas podemos perceber que diversos assuntos abordados poderiam ser transportados para a atualidade, revelando as causas e consequências do aborto, que volta a ser tratado com muita frequência nos dias atuais.
O filme se passa na Nova Inglaterra, uma cidade pequena e com poucos artificio de encanto. Mais a cidade passe a se tornar especial quando começa a ser narrada pelo Dr. Larch, onde ele começa a contar sua trajetória no orfanato no Maine. Dr. Larch, cuida de órfãos enjeitados por mães muito jovens ou com algum distúrbio/problema. O lugar possui crianças que vieram de relações prematuras ou de lares com problemas e é um lugar para onde jovens grávidas vão pedir ajuda, pois Larch é especialista na realização de abortos. Uma dessas crianças é um menino chamado Homer Wells adotado ainda bebê, mas devolvido logo em seguida. Os pais adotivos o consideravam estranho, pelo simples fato de que quando criança não apresentava choros/pirraças, concluindo o casal que ele devia ter algum problema com o qual eles não estavam dispostos a lidar. A segunda família que adota o bebê Homer já o trata diferente da primeira família adotiva, se ele não chora naturalmente eles o fazem chorar batendo nele, ao que o médico Larch o leva de volta ao orfanato.
Homer assim cresce sob a guarda do Dr.Larch, aprendendo todas às praticas que envolvem o cuidado com pacientes