Analise pessoal do filme equus
O filme é a história de um garoto de conflitos internos onde, ele mostra a um psiquiatra que cada pessoa tem uma maneira de encontrar seu gozo pleno.
Nesse filme o garoto tem um conflito conturbado com sua sexualidade, pois por não ter tido explicações mas adequadas de seus pais sobre a questão, ele fantasia um modo de encontrar o gozo que por sua vez acontece quando ele faz alguns rituais como no sexo e monta um cavalo, que para ele é o grande outro.
Uma das partes do filme que me chama a atenção é quando ele vê pela primeira vez o cavalo na praia, pelo que pude compreender em sala de aula é que para Winnicott começou ai, a alucinação psicótica da criança o trauma que ele tem ao ver o cavalo com o estribo, ele começa a alucinar uma conversa com o cavalo. Depois de um tempo ao ouvir as histórias de sua mãe relacionadas com cavalo ele começa a cultuar o animal fosse um Deus.
Na aula sobre “ psicologia das massas e analise do eu” pude perceber aonde havia a relação com o filme quando ele viu o cavalo pela primeira vez e teve todo o acontecimento que o filme mostra, vi aonde se encaixa o esquema escrito na lousa aonde um trauma vivido na infância pode trazer conseqüências para a puberdade do individuo. No caso o gozo que teve ao cavalgar o cavalo pela primeira vez, e o trauma foi quando ao ver o cavalo preso alucinou o sofrimento do mesmo. Na purbedade,o individuo continua tendo alucinações e tenta achar um modo de encontrar seu gozo desta vez no sentido da sexualidade ao cavalgar o cavalo, nesse momento acontece a revivência do Complexo de Édipo . Quando ele vai ter sua primeira relação com uma garota e não consegue chegar ao gozo ele entra em conflito com sua realidade e fantasias.
Tive uma certa duvida se no caso dos pais nunca ter conversado com o filho sobre sua sexualidade entra uma espécie de moratória, onde eles acham que o filho não está preparado para a vida adulta pelo menos com relação ao