Ppp educação infantil
2012
Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro
"NÃO HÁ UTOPIA VERDADEIRA FORA DA TENSÃO ENTRE A DENÚNCIA DE UM
PRESENTE TORNANDO-SE CADA VEZ MAIS INTOLERÁVEL E O ANÚNCIO DE UM FUTURO
A SER CRIADO, CONSTRUÍDO, POLÍTICA ESTÉTICA E ETICAMENTE, POR NÓS,
MULHERES E HOMENS” (Freire,1997:91)
1. Apresentação
Com a lei 9394/96, lei 170/98 e resoluções do conselho nacional e estadual de educação o
Projeto político pedagógico configurou-se como uma exigência legal para todas as escolas no âmbito nacional. Contudo, por se tratar de um documento que expressa a identidade de uma comunidade escolar, mais que uma obrigação o PPP passou a ser uma necessidade.
Inicialmente para elaboração do Projeto é preciso por parte da instituição o desejo e a vontade política, de ampliar a participação da comunidade educativa, para então, iniciar a sensibilização dos envolvidos, contextualizando as ações para que todos entendam quais as intenções e metas a alcançar.
É neste contexto, que a Escola João Gonçalves Pinheiro, vem promovendo discussões em sua vivência pedagógica com a sua comunidade, em busca de um projeto educacional sério e coerente com a realidade onde se insere. Sob uma dinâmica de construção coletiva, planejamos o que temos a intenção de realizar, com base no que temos e no que a nossa história já constituiu.
Com o objetivo de atender as novas necessidades e as demandas que se apresentam o projeto nunca está pronto e acabado, o que torna essencial a sua contínua avaliação e re-elaboração num processo dialógico. Para definir o que caracteriza o projeto político pedagógico, nos pautamos nas palavras de Vasconcelos (2004, p.169): é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
O PPP aqui apresentado, tem a intenção de