Analise marginal
REGIME DE COMPETÊNCIA = Reconhece as receitas no momento da venda e as despesas, quando incorridas.
REGIME DE CAIXA= Reconhece as receitas e as despesas apenas quando ocorrem entradas e saídas efetivas de caixa.
Três formas básicas de organização empresarial
FIRMA INDIVIDUAL- propriedade de uma única pessoa que opera visando o seu próprio lucro. (Td lucro é do proprietário, baixo custo organizacional, Sigilo)(Responsabilidade ilimitada, todos os bens podem ser reclamados para saldar dívidas, perda de continuidade por óbito do proprietário.
SOCIEDADE LTDA- Um ou mais sócios têm responsabilidade limitada, desde que pelo menos um sócio assuma responsabilidade ilimitada. (pode levantar mais fundos que as firmas individuais, empréstimos facilitados, consegue reter os bons funcionários) (dissolve a sociedade quando óbito de um sócio, dificuldade para alcançar operações de grande escala, dificuldade para liquidar ou transferir sociedade)
SOCIEDADE ANÔNIMA- Uma entidade empresarial intangível, criada por lei frequentemente designada à pessoa jurídica ( Responsabilidade limitada, de fácil transferência, vantagens tributárias) ( impostos mais altos, maior controle do governo, e ausência de sigilo devido a demonstrações financeiras)
Razões básicas pelas quais a maximização dos lucros não é consistente com a maximização da riqueza.
1-tempo de retorno ignorado
2-fluxo de caixa disponíveis para acionistas
3-risco
Problema de agency – Possibilidade de os administradores colocarem seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa.
Custos de agency- Custos Incorridos pelos acionistas para evitar ou minimizar problemas de agency e contribuir para a maximização da riqueza dos proprietários.
Ativos Circulantes Passivos Circulantes
Aplic.