Áreas da eng de produção
Engenharia é a atividade em que os conhecimentos científicos e técnicos e a experiência prática são aplicados para exploração dos recursos naturais, para o projeto, construção e operação de objetos úteis.
Do dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:
• Produção: criação. • Engenharia: criação elaborada (por projeto).
A Engenharia de Produção está associada à própria produção econômica, diferentemente da maioria das outras especialidades que se relacionam a um determinado tipo de sistema físico (elétrico, mecânico, metalúrgico, construção naval, civil, etc.).
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), "compete a esta habilitação o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados de matemática, física e ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia".
1. Gerência de Produção.
A Administração da Produção e Operações preocupa-se com o planejamento, a organização, a direção e o controle das operações produtivas, de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa.
O planejamento dá base para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.
Organização é o processo de juntar (combinar) os recursos produtivos: pessoal (mão-de-obra), matérias-primas, equipamentos e capital. Os recursos são essenciais á realização das atividades planejadas, mas devem ser organizados coerentemente para um melhor aproveitamento.
[pic]O direção e controle envolve a coordenação e a avaliação do desempenho dos