viena
Aplicações das Derivadas nas Áreas Econômicas e Administrativa
Estudando a utilização das derivadas em economia e administração. Aprenderemos o significado econômico da marginalidade, avaliando o custo marginal, custo médio marginal, receita marginal e lucro marginal. Outra aplicação das derivadas envolve o conceito de elasticidade associada ao preço e à demanda de um produto e sua relação com a receita, bem como a elasticidade associada à renda e à demanda.
Funções Marginais:
Como funções marginais, estudaremos: o custo marginal, a receita marginal, o lucro marginal e o custo médio marginal. Em outra seção, mais adiante, analisaremos a propensão marginal a consumir e a propensão marginal a poupar. Em todas as análises, será necessário ter a clareza do significado econômico da palavra marginal.
O significado da palavra marginal pode ser estendido a outras funções, sendo natural pensar em produção marginal e produção média marginal de maneira análoga a que discutiremos no custo marginal, custo médio marginal etc.
O Custo Marginal de uma produção. O Custo Marginal corresponde ao acréscimo dos custos totais de produção, quando se aumenta a quantidade produzida em uma unidade. É o custo de se produzir. O custo marginal decresce à medida que se aumenta a quantidade produzida, situação que se justifica pelo fato de existirem custos fixos que se diluem em quantidades maiores Função Custo Marginal e Outras Funções Marginais. Para cada nível de produção temos um custo marginal, o que motiva a determinação da função Custo Marginal. Assim, em análises Econômicas e administrativas, definimos a função Custo Marginal, simbolizada por Cmg, como a derivada da função Custo: Cmg = Função Custo Marginal = C'(q).
Em algumas análises, economistas e administradores têm o interesse em lidar com o custo marginal, pois é interessante saber como variam os custos em determinados níveis de produção na medida em que ocorrem variações nas