analise macroambiente setor joias
Tendência
Intepretação
Econômico: O Brasil é o 12º produtor mundial de ouro em
Bruto e o 19º país na produção de joias de ouro (segundo o GFMS – Gold Fields Mineral Service, de Londres).
(http://www.ibgm.com.br)
Com a produção e consumo cada vez maior, a tendência é que o mercado neste segmento chame maior atenção do governo e acabe resultando em um maior investimento por parte do mesmo no setor.
Oportunidade, pois com o crescimento do setor, todos saem ganhando, a economia se desenvolve mais gerando mais oportunidades em todos os setores do ramo de joias.
Política: Segundo a Lei 12968/08 | Lei nº 12.968, de 29 de abril de 2008, que diz: Os estabelecimentos que atuam no comércio ou na fundição de jóias usadas ficam obrigados a registrar-se no órgão competente da Secretaria da Segurança Pública, e a adotar os procedimentos que permitam comprovar a regularidade das operações realizadas mediante fiscalização dos agentes do Poder Público.
Boa, pois além de colocar ordem nas empresas e todos seguirem as mesmas regras, o mercado informal de joias, torna-se reduzido tendo assim o governo a real situação do mercado joalheiro nos dias atuais
Oportunidade
Demográfico: Com população de 24.142 a cidade de Guaporé no estado do RS, gera muito emprego dentro do setor joalheiro, sendo uma das cidades em maior destaque na produção de joias. (Dados IBGE)
A quantidade de empresas deste ramo têm condições de empregar toda população de Guaporé e até pessoas de fora. Gerando expansão da cidade e do mercado joalheiro.
Oportunidade
Cultural: O Brasil é o 11º país no consumo de joias, segundo o GFMS, tendo como principal público comprador, mulheres.
(http://www.ibgm.com.br)
Com a inserção cada vez mais cedo das mulheres no mercado de trabalho, elas adquirem maior poder aquisitivo consumando mais produtos como joias.
Oportunidade, pois com as mulheres consumindo mais, as empresas venderam mais.
Natural: Matéria prima como pedras preciosas, ouro e