Resenha Critica Andery e Minayo
O desenvolvimento da humanidade se estabeleceu através de suas necessidades. Considera-se o exemplo dos primórdios em seus meios de comunicação, nos quais eram expressados na forma de gestos, desenhos nas cavernas, fumaça, entre outros que não cabe aqui explorarmos.
A discussão dos estudos do conhecimento da realidade vem sendo explorada pela sociedade por milhares de anos através da racionalidade, objetividade e clareza. Para que isso ocorra, têm-se dois pontos a serem pautados de início, sendo eles: a formulação de dados e a elaboração de métodos. Sem essas bases de estudo, o conhecimento não pode ser considerado científico.
De certa forma houve a premência de buscar e aprimorar métodos para sua sobrevivência dentro de uma sociedade. Com o passar dos tempos a realidade foi se modificando, se adequando à determinada situação, pois suas indagações e modificações eram constantes.
Tal modo de pensamento e necessidade fez com que, a busca do conhecimento se aprimorasse, aperfeiçoando seus métodos e suas pesquisas, criando uma segurança maior nos resultados obtidos. Tem-se como objeto de pesquisa a ciência e cientificidade, que são elaboradas através da metodologia. Pode-se caracterizar como metodologia o caminho do pensamento, a pratica exercida, incluindo o método, os instrumentos de operacionalização do conhecimento, as técnicas, a criatividade, a experiência, a capacidade e a sensibilidade do pesquisador.
Segundo Andery (2007) e Minayo (2006), para se tornar uma pesquisa em cientificidade, é preciso que a mesma seja explorada na