FICHAMENTO DO TEXTO: A Bíblia que condena os homossexuais ou Na cama com Levítico.

666 palavras 3 páginas
FICHAMENTO DO TEXTO: A Bíblia que condena os homossexuais ou Na cama com Levítico.
AUTOR: Wilson Gomes.

“Em tempo: é Levítico o livro que provê a “autorização bíblica” mais recorrente para a homofobia evangélica. Os católicos não curtem muito esse livro, usado contra eles pelo proselitismo dos evangélicos populares há muitas décadas, principalmente por causa da proibição de imagens. Na verdade, é um livro judaico por excelência e as referências são exclusivas para “os israelitas”, mas os evangélicos adoram se sentir parte de passado nobre e remoto [...]”

- Nesta passagem introdutória do texto vê-se a bilateralidade criada entre o catolicismo e a vertente evangélica, onde a última utiliza do argumento usado no livro Levítico para ir de encontro a alguns preceitos católicos como a adoração de imagens, por exemplo.

“[...]o livro é uma lista de interdições sociais e morais, atribuídas diretamente a Deus (ordem cósmica) e a Moisés (ordem política) – “Disse Deus a Moisés…” está para os israelitas como o “a Constituição diz” está para nós.”

- O aspecto moral já se manifesta através de uma série de interdições, atreladas a concepção divina que obviamente é bastante característica nos textos bíblicos.

“É bom lembrar que esse Levítico que abomina “homens que se deitam com homens como se fossem mulheres”, admite a escravidão numa boa, viu? Só avisa que um israelita não pode escravizar outro. De resto, está liberado.”

- O texto de Wilson Gomes transcreve uma passagem do livro Levítico onde fala sobre a abominação da homossexualidade e aproveita para denunciar a hipocrisia contida no texto bíblico ao fazer o contraste da visão do relacionamento entre homens como algo inadmissível, enquanto que a escravidão (desde que não esteja presente entre os “comuns” socialmente) é uma prática que nada interfere no convívio social de determinada sociedade.

“Sabe o que mais é impureza total segundo o livro santo e verdadeiro? Mulheres que deram à luz. Sim,

Relacionados