estabilidades das construçoes
_____________________________________
ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES
_____________________________________
Apostila 1: Conceitos Preliminares/Estática Básica
Prof. Engº Civil Ederaldo da Silva Azevedo
Macapá, fevereiro de 2011
Estabilidade das Construções – Prof. Eng.º Civil Ederaldo Azevedo
2
1. INTRODUÇÃO A ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES
1.1.
Projetos
Os Projetos de uma edificação podem ser divididos em 2 grupos:
Arquitetônico e Complementares.
Projeto arquitetônico é o conjunto de peças gráficas e escritas necessárias à definição das características principais de uma obra de arquitetura(Zake Tacla, 1984, p.356). Arquitetura é a arte de criar espaços organizados e animados para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. Os Projetos complementares são considerados todos os demais que integram o projeto da obra e podem ser divididos em dois subgrupos: projeto das instalações e projeto estrutural.
Em resumo unificando diversos conceitos podemos definir projeto como: a associação harmoniosa de elementos, com a finalidade de atingir dois objetivos, o funcional e o de ordem estrutural.
Funcional: o projeto deve prever todas as áreas, espaços necessários e instalações de tal modo que se atinja os objetivos a que se destina.
Ordem Estrutural: prever todos os elementos estruturais de tal modo que tenhamos um conjunto estático, ou seja, em equilíbrio.
O projeto estrutural é aquele que determina, por meio de desenhos e especificações, a configuração dos elementos estruturais (concreto, aço, madeira, alvenaria etc.) que suportarão os esforços físicos incidentes na edificação (peso próprio, vento, carga acidental etc.).
1.2.
Estabilidade das Formas Arquitetônicas
A ciência que estuda os fenômenos relacionados com a estabilidade das formas arquitetônicas é a Física.
Física é a ciência que estuda os fenômenos da natureza.
Estabilidade das Construções – Prof. Eng.º Civil Ederaldo Azevedo
3
Devido à grande