Analise literária de O Gato Preto
IST/FAETERJ
Nas entranhas do Gato
Análise literária do conto O Gato Preto
Edgar Allan Poe
Por Gabriel Gomes Marins e Willian Justen de Vasconcellos
NAS ENTRANHAS DO GATO
Sobre o Autor
Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta norte-americano, famosa pela obra “O Corvo”. Escreveu contos sobre mistério, inaugurando um novo gênero e estilo na literatura. Participante ativo do movimento Romântico Americano.
Filho de atores foi órfão muito cedo, sendo adotado por uma família de Virgínia. Frequentou por apenas um ano a Universidade de Virgínia. Alistou-se no exército, onde serviu durante dois anos. Tendo publicado seu primeiro livro “Tamerlane and Other Poems” durante esse intervalo.
Apesar de ser famoso pelas poesias, Poe também se dedicou a prosa, criando um próprio estilo de crítica literária, ao escrever para jornais e revistas.
Os poemas e contos de Poe eram destaque nos EUA. Chegou a ganhar concursos literários, como o da revista "Southern Literary Messager", cujo dono, Thomas White, o convidou para dirigir a publicação. Porém, por conta de seus problemas com o alcoolismo, Poe corta os laços profissionais com White.
Casou-se com Virginia Clemm, mas com a sua morte, se afogou no seu já existente problema de alcoolismo.
Suas obras foram um marco para a literatura norte-americana contemporânea, com destaque para o seu mais famoso poema, “O Corvo” (1845), “Annabel Lee” (1849) e o Histórias Extraordinárias (1837), uma coleção de contos que influenciaram várias gerações de escritores de livros de suspense e terror.
Poe morreu aos 40 anos e até hoje o motivo de sua morte é uma dúvida. Devido a isto, muitas histórias foram escritas, várias participando o cenário gótico, muito utilizado por Poe.
O Gato Preto
O Gato Preto (em inglês: The Black Cat) é um conto de Edgar Allan Poe. Foi publicado em uma edição do Saturday Evening Post de 19 de agosto de 1843.
O conto “O Gato Preto”