Evolução da Engenharia
A Engenharia não obtém uma data especifica de criação, pois ela foi criada a partir do momento que o homem teve a necessidade de ter em mãos, armas de caça e outros instrumentos que facilitariam a sua sobrevivência.
No Brasil:
A Engenharia Civil no Brasil começou de forma singela, as primeiras obras de porte “social” foram feitas por Oficiais Engenheiros e Mestres Pedreiros, conhecedores da época, vinham com experiência passada por gerações, não possuíam faculdade, apenas o conhecimento adquirido e mesmo assim estas obras sobreviveram ao tempo para contar e deixar sua marca na história.
Grande exemplo das edificações históricas no Brasil é a estação de trem da Luz, onde foi criada para suprir uma necessidade local, porém com o passar do tempo, as necessidades foram aumentando, onde alterações foram tendo de ser feitas devido o crescimento da cidade e da cultura do café. A primeira estação foi construída em 16 de fevereiro de 1867 e desde então não parou, e aconteceram vários acidentes, foi demolida, reconstruída, pegou fogo, foi recuperada, restaurada e adaptada a uma cidade que não para nunca.
A Engenharia Civil teve seu inicio no Brasil de forma não regulamentada no período colonial com a construção de fortificações e igrejas (MORAES, 2005).
Durante este período atuavam duas categorias de profissionais na área de engenharia: os oficiais Engenheiros e os Mestres Pedreiros. Os primeiros eram oficiais do Exército português, com o objetivo principal de executar obras de engenharia (alguns nem tinham um curso regular na área, mas eram os únicos que tinham algum conhecimento sistemático a respeito), e os Mestres, também chamados mestres de risco, eram os que projetavam e construíam as edificações em geral, e seus conhecimentos eram passados de geração a geração (sem nenhum conhecimento cientifico) (TELLES, 1984).
O país passou por muitas mudanças no final do século XIX e início do século XX, nesse período devido à cultura do café e