Analise horizontal e vertical
Prof. Bruno
Disciplina: Analise Financeira de Balanço
Uma das técnicas mais simples de aplicação, e ao mesmo tempo, mais importante no que se refere a riqueza das informações geradas para avaliação do desempenho empresarial refere-se a analise horizontal e vertical.
A analise de uma empresa é fundamentalmente desenvolvida por meio de comparações, sejam elas efetuadas por índices passado ou mediante indicadores setoriais. No entanto, esse processo é eficazmente completado por comparações com outros valores afins(relacionáveis), obtidos de uma mesma demonstração financeira(por exemplo, lucro com vendas, capital de giro com ativo total etc.), e também pela evolução dos diversos montantes patrimoniais e de resultados absolutos ao longo do tempo, o que permite que se identifiquem inclusive determinadas tendências futuras. Dessa maneira, as entre si, relacionáveis na mesma demonstração, são desenvolvidas, respectivamente, por análise horizontal e vertical.
De acordo com Bento Gonçalves (2012) a competição torna-se cada vez mais acirrada no mercado contemporâneo e, para enfrentar este ambiente é importante que as organizações estejam estruturadas e cientes de seus pontos fortes e suas limitações. As Cooperativas por sua vez, também estão inseridas nesse cenário e precisam se adaptar a essa nova realidade. Para isso, uma das técnicas que fornecem maior riqueza de informações para a avaliação de desempenho de qualquer organização é a análise horizontal e vertical, isso porque as demonstrações financeiras fornecem subsídios importantes sobre a atual posição da organização e auxiliam para decisões futuras.
Existem diferentes técnicas para analisar os demonstrativos financeiros de uma organização, tais como: análise vertical e horizontal; cálculo e avaliação dos índices de liquidez, estrutura de capital e de rentabilidade; análise do capital de giro; análise de rentabilidade; análise da alavancagem financeira; análise prospectiva, entre