Analise filosófica através de provérbios
Agora avaliando a expressão de vários parâmetros, nota-se que ela tem tantos aspectos positivos quantos negativos, mas todos estão passivos ao quem pronúncia. O fato de todos os gatos serem pardos não significa necessariamente que todos são, e não significa que estamos falando de gatos (felinos propriamente), mas pode-se admitir que há uma generalização quando tal frase é dita.
O aspecto negativo da frase pode ser interpretado na generalização, pois não se pode julgar todas as pessoas que andam as noite, muito menos os gatos, quando na escuridão só se consegue ver os olhos. A noite é tido como o desconhecido ou também como o proibido (por muitos), por outro lado é onde tudo é permitido.
Já quando se determina o aspecto positivo desse dito, mostra a igualdade entre os homens, na qual não importa sua classe social, pois o que vai ser avaliado será o ser e não o ter, já que de dia fica mais evidenciado. Quando se fala em gatos é uma referencia aos felinos, na qual a maioria possui hábitos noturnos, como o de caça, ou seja, foi uma comparação.
As pessoas á noite não se conhecem e por esse motivo acham que todos são iguais, ou na verdade nem sabem quem são, não conhecem a índole, o caráter, os verdadeiros interesses da pessoa, todos podem ser o que quiserem e tudo pode acontecer. Mas isso é bom ou ruim?
Pode-se inquirir de duas maneiras, mas depende dos conceitos, da formação da pessoa e costumes. Á noite pode tanto ser um lugar agradável, se somente se você souber onde está pisando, porém se seus costumes não lhe dão respaldos para sair de noite, não saia. Esse período do dia é onde tudo pode, nada mais se esconde, e caso você não saiba como agir, por onde andar ou como se comportar, pode sofrer as consequências, como retaliações de diversas formas, sutil ou não.
Porém se apegando a outro olhar, com a falta de luminosidade a visão dos seres humanos fica prejudicada, já se são ser diurno. Como á noite há falta de luz, deduzem que todos