Administração
A ética é a junção de todos primórdios e valores morais que estão na sociedade.
A ética, tem como base os valores culturais e históricos da sociedade, portanto o que é ético no pais que resido, pode não ser ético em outro país, pois cada grupo social obtem um código ético a ser respeitado.
A ética é aplicada em vários campos, são eles:
Estrutura da família, sexualidade, política, guerra... etc.
A ética na história: Podemos dizer que a moral possui alem de um caráter social, também se caracteriza como uma construção histórica.
Na época de Sócrates foi onde deu o inicio a preocupação com os problemas éticos, no entanto Sócrates afirma que existe um saber universalmente válido, que surge do conhecimento da essência humana. E o que é o essencial no ser humano? A sua alma racional. Por isso a ética socrática é racionalista. O homem que age conforme a razão, age corretamente.
Aristóteles também criou uma reflexão ética racionalista. Ele procurou construir uma ética mais realista, mais próxima do homem concreto.
Para Aristóteles, o homem que se desenvolve no plano teórico, pode compreender a essência da felicidade e realizá-la de forma consciente. Mas isso seria um privilegio para um pequeno grupo de pessoas. Segundo o filosofo, o homem comum, aquele que não pode se dedicar à atividade teórica, aprenderia a agir corretamente apenas pelo hábito.
A ética para Santo Agostinho:
Santo Agostinho transformou a ideia de purificação da alma da filosofia de Platão na ideia da necessidade de elevação ascética para se compreender os desígnios de Deus. Também a ideia da imortalidade da alma, presente em Platão, foi retrabalhada por Agostinho na perspectiva cristã.