analise Filme
Diretor: Boaz Yakin
Elenco: Denzel Washington, Scott Miles, Will Patton, Donald Faison, Michael Rouby, Sharon Blackwood, Catherine Bosworth, Jerry Brandt, Rice Brett, Kelly Cheston.
Produção: Jerry Bruckheimer, Chad Oman
Roteiro: Gregory Allen Howard
Local onde se passa: Virgínia, EUA
Ano: 2000
Resumo:
Trata-se de um filme que levanta a questão do racismo e do preconceito na década de 70. Quando a diretoria da escola é forçada a fazer um programa de integração, um time de futebol americano que era formado somente por brancos teve que abrir espaço para jogadores negros, incluindo o técnico. Este técnico então enfrenta muito preconceito por parte dos jogadores brancos que se recusam a ser treinados por ele. Mas aos poucos, Boone ganha respeito de toda equipe fazendo com que seus jogadores superem o racismo e passem a jogar como uma verdadeira equipe, tornando-se o orgulho de toda cidade.
Palavras chave: racismo, preconceito, integração, respeito e superação.
Considerações finais:
A história se passa na Virgínia, na década de 70, e tem como foco principal o preconceito e o racismo. O filme aborda o combate às diferenças sociais e sensos comuns, onde para atingir seu objetivo, o técnico impõe a toda equipe um árduo treinamento físico, psicológico e social.
Com novas regras estabelecidas, os jogadores então aprendem sobre diferenças e a importância do trabalho em equipe e o poder do diálogo. O filme trata ainda, questões de união e solidariedade, onde o importante não é a cor da pele, mas o respeito, amizade e o respeito à opinião do outro.
Com este filme podemos concluir que, devemos sempre respeitar o outro e que com o trabalho em equipe podemos reverter situações negativas e alcançarmos um objetivo comum.