analise filme Daens
O filme Daens tem como tema norteador a revolução industrial e todas as mudanças geradas por ela na sociedade, além de mostrar como os operários era tratados, principalmente mulheres e crianças. A historia se passa na pequena cidade de Aalst, Norte da Bélgica no final do século XIX. O contexto do filme ressalta a vida e a luta de um padre por nome de Adof Daens para mudar a sociedade a qual vivia ,que era injusta.
Aaslt passava por muitas necessidades como; miséria e más condições de trabalho com jornadas intensas de até 15 horas por dia. Durante todo o enredo o padre como bom homem que era, mostra-se preocupado com a situação que se apresentava na cidade, pois as mortes de crianças não ocorriam apenas nas fabricas, mas também por fome como ocorreu com uma criança chamada Jefke (interpretado por Karel Baetens). Tendo em vista mudar essa situação ele passa a lutar por mudanças.
Logo que chega à cidade o padre hospeda-se na casa de seu irmão Peter (interpretado por Wim Mugissem) que era dono do jornal, O operário. Adolf usa este meio de comunicação para propagar suas ideias de mudança, por meio de um artigo de sua autoria que se chamava ,Chega de crianças mortas em Aalst. Nesse artigo ele denunciava a exploração do trabalho infantil em todas as fabricas da cidade. Essa ação logo gerou inquietude na sociedade que era formada por burgueses, lideranças politicas e trabalhadores. Após o inicio da luta de Daens por mudanças e melhores condições de vida e trabalho para a população. A burguesia une-se para impedi-lo de seguir em frente com suas ideias, pois ele não deveria lutar por justiça social e nem ser contra o capitalismo. Portanto a burguesia recorre as autoridades eclesiásticas, para calar o grito de justiça do padre. O bispo Stillemans (interpretado por Julie Schoenaerts) chama o padre para avaliar o caso e sobretudo para parar a atuação dele. A igreja católico no período da revolução industrial necessitava