analise estética de filme
O Furacão Elis
Desde muito tempo a música no mundo só é feita para vender, nos anos 60 no Brasil compositores e interpretes só faziam músicas que gravadoras queriam, tinha que ser um padrão do tipo "isso vai vender, é isso que vamos fazer".
Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 – São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo.
Elis se encaixa no que as gravadoras queriam, uma interprete de voz e presença de palco impressionante, conseguia lotar casas de show, atingia um público númeroso, Elis era sucesso garantido.
Como muitos outros artistas do Brasil, Elis surgiu dos festivais de música na década de 1960 e mostrava interesse em desenvolver seu talento através de apresentações dramáticas. Seu estilo era altamente influenciado pelos cantores do rádio. Tal sucesso fez com que ela recebesse o título de primeira estrela da canção popular brasileira na era da TV. Elis Regina aventurou-se por muitos gêneros; da MPB, passando pela bossa nova, o samba, o rock ao jazz. Interpretando canções como "Madalena", "Como Nossos Pais", "O Bêbado e a Equilibrista", "Querelas do Brasil", que ainda continuam famosas e memoráveis. Ela foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil.
Como podemos ver era uma artista completa, Em 2013, foi eleita a 2ª melhor voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil, ficando atrás apenas de Tim Maia. Elis foi citada também na lista dos maiores artistas da música brasileira, ficando na 14ª posição, sendo a mulher mais bem colocada.
O estilo musical interpretado ao longo da carreira percorria assim o "fino da bossa nova",