alfabetizaçõa matemática
7001 palavras
29 páginas
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICASJosé Carlos MIGUEL1
Resumo:
O artigo analisa o papel do conhecimento matemático no respaldo aos processos de leitura e de escrita. Parte de um conjunto de ações desenvolvidas no contexto do projeto “Alfabetização matemática: implicações pedagógicas”, do Núcleo de Ensino da FFC – UNESP – Campus de Marília, vale-se da análise documental, da análise do discurso e de observação de aulas para compreender algumas representações e concepções de professores e alunos no tocante ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. Considerando a Matemática como uma disciplina de investigação, conclui que não há como se falar em educando alfabetizado se este não domina conceitos elementares da área e que os progressos dos alunos em relação ao conhecimento matemático se configuram mediante inserção num processo de resolução de problemas no qual a situação-problema é ponto de partida da ação pedagógica capaz de conduzir à formação do conceito. Por fim, considera que as perspectivas de renovação dos programas de ensino dessa disciplina concretizam-se no movimento de ação cultural da própria escola enquanto célula geradora de discussão. Palavras-chave: Alfabetização Matemática; letramento; metodologia; currículos e programas; produção de textos.
INTRODUÇÃO
Partimos da crença de que é apenas a partir da própria experiência que se facilita a construção do conhecimento matemático. Somente uma metodologia apoiada na sutileza do raciocínio próprio pode conduzir a proposições mais abstratas e à utilização do raciocínio formal, lógico e dedutivo típico da matemática.
Isso de justifica porque nota-se, em geral, certo descontentamento na análise de indicadores sobre a situação do processo ensino-aprendizagem da Matemática. Os alunos, apesar de manterem uma boa relação com certos conteúdos matemáticos antes da escolarização, mesmo sem assim reconhecê-los, mostram na escola certa resistência à disciplina,