Trabalho
GESTÃO PARTICIPATIVA DE RECURSOS HUMANOS
Conceito 1 - A Administração Participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre diversos aspectos da administração das organizações
Conceito 2 - É uma forma inteligente de organizar a produção em equipes que buscam em conjunto os melhores resultados e as melhores formas de realizar um trabalho para atingir uma causa única com:
Maior versatilidade
Maior criatividade
Participação e integração
Contatos mais diretos entre lideranças e empregados
Conceito 3 - É uma administração compartilhada e pode ser identificada através de um processo exercido sobre um determinado grupo, equipe ou através de células de produção, visando obter de seus membros a máxima eficiência com a união dos funcionários por uma causa única.
Para entender sobre gestão compartilhada é importante conhecer alguns movimentos que levaram a este processo.
1. Movimento da Administração Científica
2. Movimento das Relações Humanas
3. Movimento Comportamentalista (Behaviorista)
4. Teoria Motivacional X e Y
5. Estilo participativo de Likert
6. Estilo de Liderança Organizacional de Argyris
Movimento da Administração Científica
Afirmava que um bom gerente era aquele que sabia planejar cuidadosamente suas atividades, organizar, controlar as funções dos seus funcionários e comandar e coordenar tais tarefas.
Os aspectos humanos eram ignorados, não se pensava no funcionário como um ser social com expectativas, necessidades.
Movimento das Relações Humanas
Em oposição a Administração Científica afirmava que o gerente deveria encarar a empresa como um sistema vivo, com pessoas que respondem a estímulos. Que as pessoas satisfeitas gerariam eficiência no trabalho.
Para uma gerência participativa o movimento das relações humanas pode indicar que um funcionário se sente motivado quando:
Pode usufruir de razoável sistema de comunicação formal e informal
É