Diversos tipo de EDF
A Educação Física militarista visa o preparo de uma juventude para o combate, para a guerra e lutas, além de preparar fisicamente como a Educação Física militar. Iniciada em meados de 1930 no Governo Vargas.
A Educação Física pedagogicista veio após a II Guerra Mundial e trouxe uma nova visão a Educação Física, porque a viu não só como uma prática capaz de promover a saúde ou de disciplinar a juventude, mas como uma prática educativa.
No cenário do golpe de 1964 veio a Educação Física competitivista que fez o papel de colaborar, por meio de seu caráter lúdico esportivo, com o esvaziamento de qualquer tentativa de rearticulação política do movimento estudantil no contexto universitário.O esporte passou a determinar o conteúdo da educação física, no qual a relação entre professor e aluno passaram a ser um professor "treinador" e aluno "atleta".
A Educação Física popular não está preocupada com a saúde pública e, não pretende ser disciplinadora de homens e muito menos dedica-se ao incentivo da busca de medalhas.Vem com maior preocupação com o social do que com o físico, buscando ajudar o praticante de diversas maneiras, como na "luta entre classes" e nas lutas cotidianas da vida.
Educação Física Higienista: tem um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes e dispostos a ação. Esta, visa resolver o problema da saúde pública, transformando, com isso, a Educação Física em um agente de saneamento público, na busca de uma “sociedade limpa de doenças”.
Educação Física Militarista: também pode-se observar a preocupação com a saúde pública. Tendo o objetivo de uma juventude capaz de suportar o combates, lutas e guerras.
Educação Física