Analise estrutural
Dos diagramas de esforços solicitantes abaixo, quais podem ser diagramas da viga em análise? Justificar sua resposta.
1) [pic]
2) [pic] 3) [pic] 4) [pic] 5) [pic] 6) [pic]
7) [pic]
8) [pic]
9) [pic] 10) [pic]
11) [pic] 12) [pic]
13) [pic] 14) [pic]
15) [pic]
Respostas:
1) c; d. c- Fazendo um corte e trazendo pela direita todos os esforços, como determinado pelo Teorema do Corte, não há nenhuma força cortante agindo na barra. d- Igualmente, pelo corte, não havendo forças cortantes, não pode existir momento fletor variável, só existindo o momento fletor constante, o qual é negativo, pois traciona as fibras superiores da barra (por isso não é f).
2) b; c; d. Vindo pela esquerda, no trecho AB, há flexão tracionando as fibras superiores da barra - momento fletor negativo - (não pode ser o a). b- Se o momento em A é igual ao momento em B, no trecho BC eles se anulam. c- Se o momento em A é menor que o momento em B, no trecho BC há momento fletor positivo (traciona as fibras inferiores da barra). d- Se o momento em A é maior que o momento em B, no trecho BC ainda haverá momento fletor negativo, mas em menor intensidade.
3) c; g. Não pode ser o a porque só haveria força cortante variável no trecho BC se nele houvesse força uniformemente distribuída. c- Fazendo um corte em qualquer seção, as forças externas giram a barra no sentido anti-horário, resultando em forças cortantes negativas. Não pode ser o d, pois em A não há momento aplicado; não pode ser o e, pois a força aplicada em B leva o diagrama de momentos fletores em BC a ter inclinação diferente da do trecho AB; e não pode