Analise do pensamento de Marx
Nomes: Ana Cecília 21459712 Raphaela Godinho 21460450 Thainá Alves 21460541
ARON, Raymond [1967] 1999, “Karl Marx”. In: __________ Etapas do Pensamento Sociológico, São Paulo: Martins Fontes (: pág. 125-149). (: 125-129)Karl Marx foi um importante sociólogo e economista do regime capitalista e formulou uma importante teoria sobre o capitalismo e a sua influencia sobre os homens. Marx estudava como seria o futuro da sociedade em que vivemos.
O marxismo tornou-se uma doutrina idealizada por milhões de pessoas. Os países socialistas inspiram-se nos ideais de Marx, porém não seguem a doutrina oficial totalmente.
(: 129-137) A analise socioeconômica do capitalismo
A sociedade capitalista e todas as outras sociedades são divididas em classes inimigas.
Marx tinha um fundamento sobre como se inicia uma sociedade, ele dizia que sempre há uma contradição. No capitalismo, por exemplo, a produção é necessária para o desenvolvimento e gera força de produção, porém o proletariado é imposto a uma opressão dos capitalistas. Em outras palavras, na medida em que aumenta o lucro aumenta a exploração, aumentar o desenvolvimento traz miséria.
Essa contradição gerará uma grande Revolução do proletário que colocará fim ao capitalismo.
Os capitalistas com sua constante reprodução da miséria serão os principais causadores dessa revolução.
Quando o proletariado tomar o poder a história se iniciará e “... o caráter contraditório de todas as sociedades conhecidas, até o presente, terá desaparecido.” (: 132).
Essa revolução acontecerá somente quando o amadurecimento dessa nova sociedade for concretizado.
O livro explica as etapas da história humana através de quatro modos de produção: asiático, antigo, feudal e burguês.
Os modos de produção antigo, feudal e burguês são caracterizados pela forma de exploração do homem pelo homem. No antigo é através da escravidão, no feudal pela servidão e no burguês