Analise do Mix de Marketing
Fundada em 1969 por Antônio Luiz da Cunha Seabra e Jean-Pierre Berjeaut inicialmente com o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut e alterada para Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda em 1970
Em 1982 a empresa inicia sua atuação no mercado latino americano atravéz de um distribuidor local no Chile, a Jambar y Cia. Nesse periodo Seabra vislumbra que apesar da forte competição no mercado de cosméticos, “havia um lugar para a Natura no mundo” (Jones e Pinho, 2006). Operação que se mostrou pouco eficiente no começo devido a falta de ajuste entre a Jambar y Cia e a Natura e seus valores.
Já em 1990 a Natura se associa a uma empresa local, a Labsa, e cria a Belleza Internacional S.A. Em 1993 a Natura compra a operação e a Labsa se torna uma subsidiária totalmente controlada pela Natura.
Ocorre operação semelhante na Argentina em 1998, quando ingressa no país por meio de um distribuidor local e em seguida assume o controle total da operação (Paavola et al, 2006).
A empresa começa a operarar na França e no México em 2005.
O modelo de negócios adotado foi o mesmo que permitiu que a Natura alcançasse a liderança nacional no Brasil, a venda direta, pois a empresa considerava boa sua aceitação, que apesar de boas taxas de crescimento, ainda representavam consideraveis oportunidades de crescimento a longo prazo.
Inicia na Argentina em 2010, por meio de parcerias, a manufatura internacional de seus produtos com a expectativa de permitir que a empresa ampliasse a geração de benefícios sociais, reduzindo o impacto ambiental nesses países e principalmente diminuindo o custo dos produtos, devido ao menor frete.
Nesse mesmo ano, 2010, a Natura já atuava em sete países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Bolívia e Guatemala, além do Brasil, seu principal mercado, sendo que na Bolívia e na Guatemala se utilizava de distribuidores locais.
Agora estão sendo