Analise dos 4p mix marketing
PRODUTO SHAMPOO SEDA
[pic]
a) 1º P - Produto
O shampoo Seda foi lançado na Inglaterra em 1954, com o nome de Sunsilk pela companhia D&W Gibbs, também do grupo Unilever - marca que existe até hoje em 11 países, espalhados pela Europa, e nos Estados Unidos e no Canadá. O produto chegou ao Brasil embalado em garrafas que duravam sete aplicações ou em sachês para uma única lavagem.
Em 1968, a Gessy Lever resolveu importar o produto e o distribuir com um novo nome, Seda, que pretendia ser um shampoo popular que acabasse de vez com o hábito das mulheres de lavar os cabelos com sabão, costume que terminou apenas em no começo da década de 70 Os primeiros produtos da marca Seda foram lançados em 1968.
- Qualidade
Há alguns anos a maior preocupação da classe C brasileira era ter acesso a produtos e serviços de beleza. Hoje essa mesma parcela da população busca consumir produtos de melhor qualidade e começa a ditar regras no mercado.a todo-poderosa Unilever gastou expressivos R$ 125 milhões para promover uma série de alterações no shampoo Seda e assim estancar a queda nas vendas. Motivo: a classe C, público-alvo do produto, não queria mais um shampoo que passou a ser visto como de “segunda linha” e “muito popular”.
Além de exigir mais qualidade, esse público também sabe avaliar e identificar essa qualidade. Reconhecendo o erro, só restou aos executivos da Unilever mexer na fórmula do produto, que agora ganhou ingredientes mais caros e fixadores de fragrância na fórmula.
- Design
A questão é que, se for considerar o histórico dos produtos da Seda, a embalagem provavelmente será reformulada em breve, seja na parte gráfica ou no formato da embalagem. As mudanças frequentes são pra estimular as vendas ou seja lá o que for.
Abaixo, algumas imagens de embalagens da Seda ao longo dos anos.
[pic][pic][pic][pic][pic]
- Característica
A característica do produto é cuidar bem dos cabelos sejam eles lisos, tingidos, opacos,