analise do filme "a experiencia"
UNOESC
Disciplina: psicologia social
Acadêmica: Elizabete leal
Professor: Fabio Augusto Lise Síntese do filme através de exercícios “a experiência”
O filme se baseia numa pesquisa visando o comportamento num ambiente prisional, o experimento não seria doloroso e as pessoas não seriam medicadas, divididos em grupos de prisioneiros e guardas carcerários, sendo avaliadas as condições psicológicas para seguirem em diante.
A principio o filme mostra personagens no padrão sendo pessoas de vivências distintas, porem aceitos pela sociedade, aparentam o bio/psico/social normal, estão empregados, tem famílias, sonhos, e interação social com os demais.
Aparentemente todos estão sendo “cobaias” pelo dinheiro que vão ganhar após concluir 15 dias no sistema carcerário fictício, ao teórico behaviorista seria o estimulo, e o reforço seria quando os personagem se referiam e idealizavam o que fazer com o dinheiro, isso dava força para continuar numa resposta ao ambiente que estavam inseridos e não era experiência que já tinham vivido, como rebeldia, punição, regras sem sentidos, humilhação.
No primeiro dia onde não estão concretos ainda os papais sociais de cada um, pode-se observar que estão num clima de interação social e atitudes de amizade em ambas às partes, mas no segundo dia onde os papéis já estão internalizados os guardas tomaram a atitude de ordem ao ambiente de brincadeira e sem ordem, assumindo seus papeis radicalmente sob um líder que ergueu a ideia que a humilhação seria o melhor caminho para conseguir seus objetivos. o que me chamou atenção no filme foi a reação dos agentes carcerários ao receber ordem de uma mulher (doutora assistente do projeto) sendo alguém que dava ordens, ela foi humilhada, e não aceita como alguém que ditava ordens. O filme mostra que a consequência do poder sobre os outros pode nos deixar agressivos, e não ser consciente dos atos podendo ate tirar a vida de alguém, e destaca