Analise do filme mauá
O filme "Mauá, o Imperador e o Rei" lançado no Brasil no ano de 1999, protagonizado pelo ator Paulo Betti (Irineu adulto) retrata a trajetória do destacado empresário Irineu Evangelista de Sousa, barão e posteriormente visconde de Mauá.
O inicio do filme se passa no Rio Grande do Sul onde Irineu nasceu, ficou órfão de pai quando ainda era uma criança. Após ter se passado alguns anos sua mãe ao casar-se novamente teve que encaminhar Irineu para morar no Rio de Janeiro com seu tio e lá começou a trabalhar no armazém do português Pereira de Almeida, onde se percebeu apto para os negócios e se empenhou em estudar, o que lhe possibilitou maior visão e tato comercial.
Graças a sua habilidade de negociação, ganha a simpatia do escocês Richard Carruthers, que se dispõe a educá-lo com caracteristicas do liberalismo econômico, prevalecente na Inglaterra.
Alguns anos depois o escocês decide voltar ao seu país percebendo-se acometido de "Banzo", (saudades da terra natal) ele então confia os seus bens aos cuidados de Irineu. Após uma visita à Inglaterra, Irineu decide mudar os rumos de seus negócios e resolve investir na Indústria, construindo uma Fundição e Estaleiro em Ponta da Areia, no Rio de Janeiro. Cria também a Companhia de transportes, Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas, Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro, Estradas de Ferro; inaugura a primeira linha de bondes do Rio e cria novos Bancos do Brasil, com filiais na Inglaterra, Estados Unidos, França, Argentina e Uruguai.
Apesar de seu espirito inovador, um grande empreendedor e com interesse pelo desenvolvimento do Brasil e sua modernização o Barão de Mauá faliu; não suportou a concorrência estrangeira e o boicote do imperador, que foi influenciado pelo visconde de Feitosa que por sua vez não se comprometeu a ajudá-lo nos momentos que mais precisou.
É de extrema importância para nós, pois o barão de Mauá é personagem de destaque que contribuiu consideravelmente para o