Resenha do Filme Mauá - analise da escola classica
ESCOLA CLÁSSICA E SUA RELAÇÃO COM O FILME: MAUÁ O IMPERADOR E O REI
Bruno Massayuki Kuatani
CAMPO MOURÃO, 16 DE OUTUBRO DE 2014.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
ESCOLA CLÁSSICA E SUA RELAÇÃO COM O FILME: MAUÁ O IMPERADOR E O REI
Trabalho apresentado como forma de obtenção de nota parcial do 3º bimestre da disciplina de História do Pensamento Econômico do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual do Paraná – campus Campo Mourão, sob a orientação da prof. Sergio Luiz Maybuk.
CAMPO MOURÃO, 16 DE OUTUBRO DE 2014.
Relação entre a escola Clássica e o filme: Mauá o Imperador e o Rei
O filme “Mauá, o Imperador e o Rei” se inicia no ano de 1819, relatando a história de Irineu Evangelista de Souza, que com13 anos de idade, vivia com sua família no Rio Grade do Sul com sua família até o momento, em que seu pai foi assassinado por ladrões de gado.
Com o fato ocorrido a Mae de Irineu decide se casar novamente, pois não estava conseguindo cuidar da fazenda apenas com os filhos, precisando de um homem que tomasse conta das terras e das criações, assim ela decide mandar seu filho que estava apenas com 13 anos para o Rio de Janeiro com seu tio. No início Irineu não concordou com ideia, mais forçado por sua mãe, não vê outra opção senão mudar-se para o Rio.
Ao chegar na Cidade o tio de Irineu deixa o menino com um comerciante, para que cuida-se do garoto, logo o pequeno menino começa a trabalhar como cacheiro, desempenhando muito bem sua função, aos poucos ele vai ganhando a confiança do comerciante, que logo o promove para guarda livros, cargo esse parecido com os técnicos em contabilidade, assim o garoto como sempre entusiasmado aceita o cargo iniciando sua atividade no mesmo. È interessante que observar