AIS ATIVIDADES E PROJETOS ATIVOS NAS ESCOLAS PARA REVITALIZAR O ATO DA LEITURA
PARA REVITALIZAR O ATO DA LEITURA.
Sônia Maria Lopes DISSENHA
RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de mostrar o apreço de se trabalhar mais atividades e projetos hábeis nas escolas para revitalizar o ato de ler. Mas, para que haja desenvolvimento, devem ser expressivos e estarem atrelados ao contexto social. Ainda que existam distintas metodologias e estratégias, cabe ao professor e a escola ajustar meios de formação aos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Atividades; Projetos; Educadores; Escolas.
1Introdução
Falar de Leitura e sobre leitura não é um assunto novo, é um tema muito antigo e cíclico na trajetória da educação brasileira. Sempre se discutiu, enfatizou-se o valor do ato de ler, mas continuamos a errar em algo. A culpa é dos pais?
Professores? Escola? Sistemas de educação? A verdade é que o tema, ainda é muito preocupante, pois muitos artigos e monografias já foram escritos, discutidos, questionados, mas pouca coisa mudou em relação ao ato de ler nos alunos e cidadãos neste país. Então, é necessário mais discussões sobre esse assunto.
No Colégio estadual Miguel Franco Filho – EFM de Contenda – Paraná, os alunos, em sua maioria, têm dificuldades de interpretar textos, isso se deve à falta de conhecimento de vocabulários e leitura de mundo ao qual eles estão inseridos.
Quando trabalhamos textos interpretativos, percebemos que os mesmos não conseguem entender, na maioria das vezes, nem o enunciado.
Que a leitura traz muitos benefícios isso não deixa dúvida. Logo, uma prática intensa de leitura na escola é, sobretudo, necessária, porque ler ensina a ler e a escrever. Assim, é dever da escola, por meio da equipe pedagógica, oportunizar aos alunos ocasiões que acordem neles o prazer pela leitura, isto é, entender a importância de praticá-la. Mostrar que ela é a base para obter as aptidões necessárias no processo de aprendizagem. Desse modo, criar bases solidificadas e
1 Graduação: