analise do conto uma galinha
2 ANÁLISE DO LIVRO
Obra: Laços de Família
Conto: Uma Galinha
Autora: Clarice Lispector
O conto se passa em um domingo às nove horas da manhã, e fala sobre uma galinha que iria ser morta para o almoço da família, a historia ganha um desfecho quando a galinha foge para o telhado do vizinho e é perseguida pelo pai da menina, que também é a narradora da historia, quando ele finalmente consegue capturar a galinha e coloca-la de volta na cozinha ela bota um ovo e todos com pena desistem de mata-la. Algum tempo depois a galinha é morta eles a comem e os anos passam.
Alguns críticos dizem que a galinha representa a mulher na sociedade da década de 60, pois a mesma vivia trancada em casa, não tinha voz na sociedade, só servia para ter filhos e tudo que ela queria era sua liberdade, como a galinha da historia que só teve um certo valor quando botou um ovo.
Clarisse Lispector era uma escritora conhecida por colocar o inconsciente em suas obras, e transmitir para o leitor aquilo que o personagem sente, como no conto quando a galinha imagina sua vida “sozinha no mundo, sem pai nem mãe...”.
3 CRÔNICA
Era uma manha de sábado, dia de faxina, bem cedinho