Analise do Comportamento
1.1 Sujeito Um rato albino, sendo ele fruto de um programa computadorizado chamado SNIFF.
1.2 Equipamento Computador com o programa devidamente instalado (usado apenas em laboratório da Universidade Nove de Julho), apostila, fone de ouvido, pen drive e cronometro.
1.3 Resultados A proposta era submeter o sujeito a fases experimentais: registro do nível operante, treino ao comedouro, resposta de comportamento, reforço contínuo do comportamento relacionado com a pressão à barra e observação deste comportamento.
1.3.1 Registro do Nível Operante (NO) Realizamos a primeira fase, registro do nível operante, no dia 28 de
Fevereiro ocorreu em dez minutos. Foi observado o sujeito que era um rato todo branco e realizado as devidas anotações segundo a emissão das seguintes respostas: pressionar barra, tocar a barra, farejar a caixa, levantar-se e limpar-se, observou-se que: o sujeito pressionou a barra duas vezes, tocou a barra quatro vezes, farejou a caixa oitenta e uma vezes, levantou-se quarenta e quatro vezes e limpou-se oitenta e cinco vezes.
1.3.2 Treino ao comedouro Assim que o rato foi observado durante os primeiros dez minutos e suas ações foram anotadas devidamente, colocamos em prática a segunda fase que foi o treino ao comedouro (Frequência do Reforçamento Continuo) , ou seja, quantas vezes o sujeito pressionaria a barra sozinho, que se iniciou no dia 04 de março. E suas respostas foram: pressionar a barra setenta e sete vezes, farejar a caixa doze vezes, levantar-se quarenta e quatro vezes, limpar-se oito vezes.
2. RESULTADOS No início o sujeito foi observado durante dez minutos, cujo objetivo era analisar os seus comportamentos no nível operante antes de qualquer manipulação experimental.
Após esse procedimento, passamos para o treino no comedouro que tinha o objetivo de fazer o rato associar o som que era feito ao ser apertado o botão do reforço do comedouro com a comida e, assim, depois que associado, anotar a