Analise do comportamento do consumidor
Demanda Rotineira; São produtos de conveniência, marcas variadas, pouco risco de envolvimento, sendo bens de consumo não duráveis, não há grande diferença de preço, a busca de informação é passiva e não há muito questionamento no momento da compra, são facilmente substituídos.
Ex. feijão, arroz, cerveja, água mineral, etc...
Demanda Específica; São produtos especializados e restritos, bens de consumo duráveis, sendo de alto risco e envolvimento, a busca de informação é ativa, visa idealização, não são facilmente substituídos, exige forte questionamento no momento da compra, a qualificação tem grande influência, escolha criteriosa.
Ex. carro, imóvel, aplicação financeira, etc...
2-COMPARAR DUAS DECISÕES DE COMPRA DISTINTAS E SEUS EFEITOS PÓS COMPRA, SITUANDO O RELACIONAMENTO EMPRESA E CLIENTE COM CASOS COMENTADOS.
A compra de um carro deve ser uma decisão planejada, pois não só envolve muito dinheiro, como também estamos falando de algo o qual terá que compartilhar boa parte do seu dia e por bastante tempo. Comprar um carro provoca momentos de muita ansiedade e, portanto deve ser uma compra pesquisada, que requer cautela, é uma compra de alto risco e precisa ser analisado com atenção, buscar muita informação, tem um custo alto, é uma necessidade psicológica, movida pela personalidade, depende daquilo que o consumidor busca “status” ou apenas “meio de transporte”. A Motivação e a disponibilidade financeira são os grandes determinantes dessa decisão de compra.
Alimento o dia a dia, é uma necessidade fisiológica e não pode deixar de ser atendida, a marca não é prioridade, os sabores dependem do estado de espirito e até de condições financeiras, mas ainda assim o consumidor irá decidir rapidamente para satisfazer a sua necessidade, não precisa de muita pesquisa, e pode ser substituído facilmente.
3-VINCULE DUAS ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO