Som e vibração
O som e toda vibração ou onda mecânica gerada por um corpo vibrante, passível de ser detectada pelo ouvido humano.
A partir da fonte, o som se propaga em todas as direções, segundo uma esfera. Entretanto, dependendo da fonte sonora, pode haver uma maior concentração de energia em um determinado sentido evidenciando-se assim seu direcionamento.
O som requer um meio qualquer para se propagar (solido, liquido ou gasoso). Dessa forma, pode-se concluir que o som não se propaga no vácuo.
ONDAS SONORAS
São os resultados das oscilações de moléculas do meio de propagação, em torno de suas posições de equilíbrio.
FREQUENCIA (F) E PERIODO (T)
Exercida uma pressão em um meio elástico ocorrem oscilações cíclicas de pressão/depressão, em intervalos de tempo (período) maiores ou menores.
A frequência e então o numero de oscilações (ou ciclos) por unidade de tempo (período).
Comprimento de onda (λ= C/f)
E a distancia percorrida pela onda sonora segundo um ciclo completo de pressão/depressão:
INTENSIDADE DO SOM
E a energia com que o som chega ao receptor, energia essa que não altera a frequência do som
ALCANCE DO SOM
Experiência realizada em Lyon, junto as margens do rio Sena e sobre os lagos Annecy e Lehman na Franca, para analisar as boas propriedades refletoras da agua, chegou a seguinte conclusão: ao se posicionar adequadamente uma fonte em frente a um espelho d’agua de grande extensão, um som pode alcançar 1.500 metros de distancia e, dependendo das circunstancias, chegar ate a 2.500 metros.
MASCARAMENTO DO SOM
Consiste na sobreposição de sons, ou seja, dois ou mais sons percutem ao mesmo tempo no mesmo ambiente e se “embaralham”, dificultando sua identificação. Nesses casos, o som de maior intensidade sobrepõe-se ao de menor intensidade.
DIFRAÇAO DO SOM
Consiste na propriedade que uma onda sonora possui de transpor obstáculos posicionados entre a fonte sonora e a recepção, mudando sua direção e reduzindo sua intensidade.
A Acústica no