Analise do banquete de platão
Platão escreve o banquete para descrever a dialética do amor (EROS).É um diálogo onde discursam seis membros falando,axaltando e enaltecendo EROS (amor).
Os membros a discursar são eles: Fedro (o retório),Pausânias (rico negociante), Erixímaco (médico),Aristófanes (o comediógrafo), Agatão (o poeta anfitrião) e Sócrates, que acitou o convite de Fedro que lembra que foram escritos hinos e cantos aos outros deuses e nenhum ao deuses EROS. E então iniciou Fedro seu discurso.
Fedro lembra em seu discurso que EROS é importante ao homem o fato de ter amor em si , faz bem para si mesmo e também ao próximo , vemos Fedro.
O que faz lembrar de cristão e apóstolo João que afirma em suas epítolas: Aquele que não ama não conhece a DEUS, porque DEUS é amor.
Pausânia em resposta a Fedro já fala da existência de dois tipos de amor: O amor divino que os cristão chamam de Ágape e o amor humano e carnal que por sua vez é egoísta.
Erixímaco intervém e apresenta o EROS como uma força cósmica que afeta todos os campos da existência, bem como a união de opostos, o natural e sobrenatural.
Aristófanes afirma que os homens não conhecem a essência do DEUS EROS , pois se o conhecessem o venerariam mais o cultuariam com mais vigor e dedicação. Em seu discurso explica a divisão dos sexos que eram três seres: Homem-homem , mulher-mulher e homem-mulher. Que divididos por ZEUS e econstituiros por EROS deram origem aos sexos existente.
Agatão em seu discurso faz uma ode ao DEUS EROS onde o exalta e o louva de modo poético e enganjado.
Sócrates faz uso do MITO DE DIOTIMA segundo ele , em determinado tempo , havia perguntado a profetiza DIOTIMA , de MANTINÉIA sobre EROS. E então o discurso de SÓCRATES baseado naquilo que ele descobriu. Ele afirma que EROS e intermediário entre saber e a ignorância. É a aspiração do ser humano ao bem.
E tudo termina com com a chegada de ALCIBIDES que termina com os louvores a fios e inicia elogios a