Platão
ESTÉTICA
Docente Responsável | Prof.ª Associada Cristina de Sousa Azevedo Tavares
Identificação: Laura Alves – 6496 Título da Obra: O Banquete
Autor: Platão
Edição: Lisboa, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian
Introdução
O presente trabalho, realizado no âmbito da unidade curricular de Estética, pretende uma recensão critica da obra O Banquete de Platão, onde se resuma e avalie a mesma, apresentando as suas linhas básicas. Nisto visa-se que o aluno reflicta criticamente sobre o tema e a posição do autor em relação ao mesmo a partir da leitura da obra, bem como de outras de diferentes autores que tenham sido construídos à volta da mesma questão.
Esta obra foi escolhida por uma preferência da minha parte pelo autor, e pelo interesse em como o mesmo iria desenvolver o tema do amor. Por outro lado, distingui O Banquete, pelo curioso facto de que hoje em dia em qualquer assembleia ou reunião onde se discuta algum assunto relevante, tudo acontece com alguma frieza, como todo o “politicamente correcto”, envolvendo até algum ressentimento, contrariamente ao costume grego retrato na obra em questão, que envolve um banquete, repleto de bebida, amor e filosofia.
O desenvolvimento do trabalho começa pelo resumo da obra o Banquete, tendo em conta que não existem capítulos, o mesmo foi feito em concordância com os diferentes discursos dos vários oradores. Seguidamente irei retratar algumas questões essenciais discutidas ao longo da obra, no qual processo reflicto sobre a obra de Werner Jaeger, Paideia, a formação do Homem Grego . Faço ainda uma pequena contextualização de Platão nas doutrinas da época e por ultimo é feita uma conclusão, tendo em conta a minha leitura da obra e de outros documentos sobre a mesma.
Biografia do autor
Platão foi um filósofo e matemático grego nascido em Atenas no ano 427 a.C. (segundo o gramático Apolodoro, Platão nasceu no primeiro ano do 88ª Olimpíada) e falecido no ano 348/347 a.C. em