analise discursiva
Este trabalho, em andamento, investiga o discurso publicitário da marca Bom Bril e como esse discurso pode influenciar um consumidor.
Neste estudo, partimos do pressuposto de que toda propaganda, por meio do discurso, busca subjetivar sujeitos e formar consumidores em potencial. Desse modo, investigaremos de que maneira esse discurso construído, de que forma signos verbais e não verbais contribuem para a elaboração da peça publicitária da Bom Bril.
O corpus deste trabalho, coletado na web (www.youtube.com/ www.google.com), são cinco peças publicitárias da marca Bom Bril veiculadas na mídia televisiva, em rede nacional, nos anos de 2002 a 2009 e algumas imagens da publicidade impressa da marca. O estudo está ancorado, teórica e metodologicamente na Análise do Discurso de linha francesa (ORLANDI, 1988; BRANDÃO, 2004), na Semiótica (SANTAELLA, 2004) e em estudos sobre publicidade (CARVALHO, 2002).
Como objetivos específicos, pretende-se identificar como são construídas as propriedades dessa marca e analisar quais são as condições de produção do discurso no corpus selecionado.
Justificamos a necessidade de realizar esta pesquisa, visto que enquanto estudantes de Letras, devemos estar atentos a toda manifestação lingüística, em especial àquelas que querem persuadir. Deste modo, conscientes do poder que a linguagem exerce sobre o indivíduo, não podemos nos acomodar. Ao contrário, devemos investigá-la para que a usemos a nosso favor.
Basicamente são dois motivos que nos levam a realizar essa pesquisa: perceber e quebrar toda aparente inocência que pudesse ser remetida à publicidade e, a partir disso, aprender na formação discursiva o “segredo” de uma publicidade tão conhecida, abrangente e eficaz, como a da Bom Bril.
2. Fundamentação Teórica
Todos os dias, anúncios em televisão, rádio, internet, outdoors, carros de som e jornais captam atenção de homens e mulheres, independente de sua idade. Pouco informam sobre os produtos que