analise dimencional
1. Análise Dimensional
José Manuel M. M. de Almeida
José Manuel S. Gomes Ferreira
Setembro 2013
Departamento de Física
2013 / 2014
2
Análise Dimensional
1. Introdução
► Uma grandeza física (F) é uma propriedade de um corpo ou de um fenómeno susceptível de ser medida. Uma grandeza física é mensurável quando se pode:
i. Comparar com outra grandeza da ii. Somar, sendo esta operação a que mesma espécie
permite obter, á custa das grandezas
F1 e F2, uma outra, a que se chama soma, tal que,
F F1 F2
Medir uma grandeza física significa comparar o valor dessa grandeza com outra da mesma espécie a que, por convenção, se chama unidade.
A medição de uma grandeza é pois a comparação dessa grandeza com outra da mesma espécie, que tomamos para unidade.
O valor numérico de uma grandeza física depende da unidade escolhida, por exemplo:
1 m = 100 cm = 1000 mm
Tal valor numérico é tanto maior quanto menor for a unidade escolhida, principio a que habitualmente se dá o nome de princípio fundamental das medições.
3
Nem todas as grandezas se podem medir por comparação directa com outra da mesma espécie. Para medir uma velocidade, por exemplo, é necessário medir um espaço e um tempo e, a partir dessas medidas, calcular a velocidade. Neste caso diz-se que a medição da grandeza velocidade é indirecta.
► O objectivo da elaboração de um sistema de unidades é escolher o número mínimo de grandezas físicas à custa das quais se podem exprimir todas as outras e definir as suas unidades. Essas grandezas físicas são ditas fundamentais enquanto as outras se designam por derivadas. A Conferência Internacional de Pesos e Medidas é o organismo internacional que tem por objectivo definir unidades que sejam aceites por todos os países.
Tarefa difícil dado o uso de sistemas de unidades muito generalizado.
4
2 - Grandezas fundamentais e sistema de unidades
► No estudo da Mecânica são