Analise De Swot
OPORTUNIDADES: É tudo aquilo que influencia positivamente a empresa, mas que você não tem controle sobre a atuação. Como os índices econômicos e qualquer outro fato que influencie diretamente o mercado de atuação da empresa. São situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente.
Exemplo- A criação do MERCOSUL, Mercado Comum do Cone Sul, gera Oportunidades para as empresas brasileiras que tenham competitividade internacional para atuar nos mercados dos países participantes.
AMEAÇAS: São forças externas ao ambiente da empresa que influenciam negativamente o negócio. Uma ameaça deve sempre ser tratada com muita cautela, pois pode prejudicar a empresa não somente em sua estratégia, mas diretamente em seu resultado. São situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.
Exemplo- O mesmo MERCOSUL pode gerar Ameaças para as empresas brasileiras que não se prepararem para a entrada dos concorrentes.
Para identificar os elementos que compõem a análise SWOT, há algumas perguntas que nos auxiliam a sair da subjetividade:
Oportunidades:
Quais são as tendências do mercado?
Há previsão de melhorias urbanas em sua localização?
Há previsão de eventos em sua área de negócios?
Algum programa de governo pode lhe carrear clientes ou serviços?
Ameaças:
Há novos produtos ou serviços surgindo em seu mercado?
Há novos concorrentes se instalando em sua área?
Há mudanças tecnológicas que possam afetar seus processos ?
Oportunidades nas empresas Brasileiras
No Ambiente Externo, exemplos de Oportunidades