Analise de swot
A Análise SWOT é uma ferramenta para fazer Análises de Ambiente, sendo usada como base para gestão e o planejamento estratégico de uma organização. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada á Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nos anos 60 e 70.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma ingles. Significa um anagrama de Forças(Strengths), Fraquezas(Weaknesses), Oportunidades(Opportunities) e Ameaças(Threats).
Strengths – Pontos Fortes: Vantagens internas da organização em relação às empresas concorrentes.
Weaknesses – Pontes Fracos: Desvantagens internas da organização em relação ás organizações concorrentes.
Opportunities – Oportunidades: Aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da organização.
Threats – Ameaças: Aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da organização.
Esta analise de Ambiente se divide em Ambiente Interno (Forças e Fraquezas) e Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças).
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da organização e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
Diversos fatores externos à organização podem efetar o seu desempenho. E as mudanças mo ambiente externo podem representar Oportunidades ou Ameaças ao desenvolvimento do plano estrategicos de qualquer organização.
Uma coisa é perceber que o ambiente externo está mudando, outra é ter competência para adaptar-se a estas mudanças(aproveitando as oportunidades e/ou enfrentando as ameaças).
A avalição do ambiente externo costuma ser dividida em duas partes:
Fatores Macroanbientais – Dentre os quais podemos citar questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, sociais, culturais, legais.