Analise de swot
A análise de Swot é uma ferramenta utilizada par fazer análise do ambiente, sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário.
A análise de Swot é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (oportunities) e Ameaças (Threats).
Na prática:
A análise se divide em:
Ambiente interno ( Forças e fraquezas )
Ambiente externo ( Oportunidades e ameaças )
OU SIMPLESMENTE F O F A
O objetivo da Swot é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos.
( importante lembrar que forças e fraquezas nós podemos controlar, mudar o nosso depto, nossas ações. O resultado está em nossas mãos, nós temos a solução..)
Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
( oportunidades e ameaças estão no ambiente externo, como nossos concorrentes, o poder de barganha, os novos entrantes ( made in china).......). Precisamos ficar atentos, porque o nosso concorrente está de olho em nossos produtos para agregar algum valor e fazer um novo lançamento.
Para a maioria das indústrias, a rivalidade entre os concorrentes é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também, a inovação, marketing, etc.
Forças – Corresponde, aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas em relação a seus competidores.
Ex: