Analise de riscos
Nos dias atuais notamos que o mundo está cada vez mais competitivo, fazendo com que as pessoas busquem cada vez mais alternativas para não cometerem erros que comprometam a execução de seus projetos.
As organizações no geral por se sentirem cada vez mais ameaçadas, devido a grande quantidade dos concorrentes, demonstram grande interesse em saber os seus graus de riscos para elaborar estratégias a prova dos maiores riscos.
ANÁLISE DE RISCOS
A análise de riscos tem como objetivo, eliminar as chances de um determinado negócio não sair como o esperado. O ideal é que a partir do surgimento da organização seja elaborado um documento, onde sejam levantados os riscos que ela corre, dividido em longo, médio e curto prazo para que assim possam ser criadas as estratégias com os pontos a serem estudados bem definidos. Independente de a análise de riscos já ter sido feita, é interessante que ela sempre seja revisada, pois com o passar do tempo as possibilidades mudam, com o surgimento de novos negócios.
De acordo com Wikipédia (2011): “A partir da descrição dos riscos são identificadas as causas (agentes) e efeitos (consequências) dos mesmos, o que permitira a busca e elaboração de ações e medidas de prevenção ou correção das possíveis falhas detectadas”.
Na elaboração da análise de riscos devem participar os especialistas na análise, e a equipe do projeto que estiver sendo analisado, pois por estarem diretamente ligados, sabem dos maiores detalhes e são peças importantes para execução das operações.
A execução do projeto deve ser colocado em pratica o mais breve possível, em ambientes dinâmicos que estão em constantes mudanças, pois se passar muito tempo ele pode não corresponder com as expectativas.
Segundo Olivo (2008): “ Os investimentos muitas vezes são analisados sem considerar a possibilidade do que o que foi previsto não aconteça, ou seja, são tratados de forma determinista”.
Em muitas organizações os