Tecnico de vigilância em saúde
João Pessoa – PB
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Aluno:Thiago Waleska Etevaldo Valdivia
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Pratica sanitária que organiza os processos de trabalhos, com articulações de promoção, de prevenção, de reabilitação e atenção curativa.Tecnologias de avaliação, monitoriza e controle de agravos e danos a saúde e promotores de saúde. O sistema de vigilância em saúde alem de priorizar a vigilância de agravos e doenças, incorporam também a analise da tendência das condições de vida e das ações de saúde sobre o bem estar das populações, destacando a identificação de grupos sociais que recentemente tiveram um retrocesso nas condições de vida e de acesso a serviços de saúde.
PROMOÇÕES – Procedimento efetivo de transferência de informações e atribuições com o objetivo de contribuir para o controle dos problemas de saúde através das mudanças de comportamento e da participação popular.
PREVENÇÕES – Controle estratégico de problemas de saúde em gentes ou definidos como prioritários, implementados através de ações programáticas definidas.
CARACTERISTICAS BASICAS: * Intervenção sobre problemas de saúde. * Enfoque em problemas que requerem atenção e acompanhamentos contínuos. * Operacionalização do conceito de risco. * Articulação de ações promocionais, preventivas e curativas. * Intervenções sobre forma de operações ou projetos terapêuticos. * Atuação intersetorial. * Ações sobre o território.
COMO OPERACIONALIZAR: Trabalha com a realidade do território com avaliações continua ou formação de um sistema de informação, planejamento local, participação da comunidade. Com o sistema de informação sendo um dos principais instrumentos para avaliação e planejamento continuo das ações da equipe de modo a manter a vigilância a saúde ( outra função da informação e permitir o controle social.)
ESQUEMA DA VIGILÂNCIA EM