Sociologia e filosofia
SOCIOLOGIA - Capítulo 3: O apito da fábrica
Monitorando a aprendizagem
1. O suicídio pode parecer uma decisão individual e não generalizável. No entanto, há outro modo de analisa-lo: se observarmos os dados estatísticos sobre as causas de morte em qualquer sociedade, entre elas encontraremos doenças, acidentes, homicídios e também suicídios. Por meio desses dados podemos perceber que cada uma dessas causas incide sobre a totalidade população. Essas taxas podem se manter inalteradas por muito tempo ou, em determinados contextos, aumentar ou diminuir.
Por exemplo, em um contexto de crise econômica, alguns indivíduos se angustiam e acabam se suicidando por se verem desempregados. Isso indica que o suicídio é um fato social relacionado a outro fato social, e por essa razão é um fenômeno de interesse do sociólogo.
2. Em sociedades simples, a coesão social é caracterizada pela solidariedade mecânica: os indivíduos se identificam pela família, pela religião, pela tradição e pelos cost umes, e são relativamente autônomos do ponto de vista da divisão social do trabalho, que não é muito especializada. Nesse tipo de solidariedade, a consciência coletiva exerce todo o seu poder de coerção sobre os indivíduos. Em sociedades complexas, a coesão social é caracterizada pela solidariedade orgânica: a divisão social do trabalho provoca acentuada interdependência dos indivíduos, mas ao mesmo tempo a consciência coletiva se torna mais frouxa, garantindo uma margem maior de autonomia pessoal.
3. Resposta pessoal. Reflita - O que pode acontecer com a sociedade se a educação escolar não transcorrer satisfatoriamente?
4.
a) É uma divisão muito simples e com pequeno grau de especialização. Os homens são encarregados de preparar o terreno, abrir a cova e enterrar a maniva; arrancar a raiz madura e levá-la para aldeia; ralar a mandioca; espremer a massa no tipiti e torrá -la no forno a lenha. As mulheres são encarregadas de