Filosofia e Sociologia
Identidade cultural
Não existem culturas inferiores ou superiores, existem culturas diferentes. Assim, há uma unidade na diversidade: o que nos iguala é o fato de sermos diferentes e lutarmos por essa afirmação.
A maioria dos povos estudados pelos antropólogos tem algum tipo de prática religiosa e todas tem a mesma função: aproximar o ser humano da realidade que ele acredita existir.
Determinismo: o comportamento humano é condicionado por 3 fatores: raça, meio e momento histórico.
Padronização cultural: inevitável, pois é uma consequência natural de um povo pertencer a um mesmo grupo. Pode ocorrer o etnocentrismo, pois as pessoas “diferentes” podem ser julgadas inferiores.
Cultura, conhecimento e poder
muitas mudanças culturais estão relacionadas ao conhecimento, que é muito importante para nós: “o conjunto das informações e princípios armazenados”. Uma parte importante da cultura vem do conhecimento.
Tudo é uma relação de poder. Impõe-se o saber, como se ele fosse válido para todos e só se aceitam os saberes populares.
Cultura cientifica: saber que se aprende na universidade; cultura erudita: repleta de juízo de valor, como se fossem superiores; cultura popular: negação do saber; cultura de massa: podem se originar da cultura erudita; contracultura: postura dos que acreditam no poder de transformar; subcultura: indica que contracultura só existe como negação
Cultura, memória e história
Quando voce passa a conhecer a memória e a história, você pode criar sua própria identidade
Filosofia
Hobbes
toda ação humana é pra buscar prazer.
Estado de natureza: busca de satisfação de desejos, não hesitando em usar a violência. Faltam “bons principios” aos homens. _________PROVA
Surge a necessidade de garantir a manutenção da força, pois “os pactos sem espada não passam de palavras” a criação do Estado a partir de um contrato, significa a passagem do estado de natureza para o estado social