analise de relação
Os governos de Lula e Dilma erradicaram a restrição que impedia a expansão da rede federal de escolas técnicas impedia de gerar novas oportunidades de formação técnica e profissional à jovens de todo o país.
Nos últimos 8 anos, foram construídas mais de 208 escolas e durante 12 anos a rede de educação profissional federal saltou de 140 escolas em 119 municípios para 562 em 507 municípios. Com toda essa expansão de escolas técnicas no país, foi criado o PRONATEC, que foi considerado o maior programa de formação profissional da história do país e que tem parceria com o sistema S -SENAI, SENAC, SENAR e SENAT.
Concretamente falando com Dilma no governo, os jovens tem maior oportunidade de ingressar em uma universidade, a partir do ENEM, a um caminho de oportunidades também na rede privada, seja por meio do ProUni ou pelo FIES ou mesmo pelo fortalecimento do SISU como processo seletivo para as universidades, baseado na nota do Enem.
De acordo com os dados apontados acima, somente fortalece o pensamento de Locke, que diz que a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações, como a Presidenta obteve essas experiências que deu certo, ela tende a dar continuidade nesses programas como as propostas de:
- Fortalecimento do ProUni;
- Construção de seis mil creches e pré-escolas;
- Construção de novas universidades federais;
- Construção de escolas técnicas em municípios com mais de 50 mil.
A idéia defendida por Locke que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco, as experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade.
Com investimento desse projeto na área de educação, pode-se transformar valores permitindo que os conhecimentos adquiridos na formação profissional colabore para um crescimento pessoal formando assim