Analise de Pol ticas Publicas
A caracterização da sociedade moderna é a diferenciação social entre seus membros (idade, sexo, estado civil, escolaridade, religião, renda). Possuem também valores, interesses, ideias, papéis diferentes em sua trajetória. Com isto a complexidade da vida em sociedade envolvem conflitos, opiniões, interesses e valores, etc., e para sua sobrevivência e progresso depende que estas diferenças sejam mantidas de forma equilibrada e dentro dos limites administráveis. E para que haja essa possibilidade encontramos na política um conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que destinam à resolução dos conflitos quanto aos bens públicos.
As políticas publicas são outputs (saídas) resultantes da atividade política, que abrangem um conjunto de decisões e ações relativa a alocação imperativa de valores., sendo necessário a distinção entre política publica e decisão política.
O termo política publica não é dada pela dimensão social e sim pelo caráter imperativo, que é uma característica em que as decisões são revestidas da autoridade soberana do poder publico.
De acordo com a linguagem de Easton, decorrem do processamento de inputs (insumos) originarios do meio ambiente processados pelo sistema político, podendo transformar-se em políticas publicas e withinputs (demandas) que tem sua origem dentro do próprio sistema político. Podendo ser como: saúde, educação, estradas, transportes, segurança publica, previdência social, etc.
Entendemos que grande parte da atividade política dos governos se destina a satisfazer as demandas que lhe são dirigidas pelos atores sociais ou pelos agentes do sistema político. E que na tentativa de realizar as demandas que se desenvolveu os procedimentos formais e informais de resolução pacífica dos conflitos que distinguem a política.
Existem demandas em que aparecem atores com novos problemas, ou aquelas em que os atores já existiam, mas com problemas que já existiam e não foram